Mulheres Honradas


Uma queixa comum que se expressa no mundo moderno é que as religiões são estruturas mediante a qual um grupo de privilegiados, somente aos que são de alguma maneira diferente. Neste breve artigo, vemos a essa verdadeira experiência espiritual em geral, e a experiência Gaudiya Vaishnava, em particular, se move em uma direção muito diferente.

De acordo com o sistema varnasrama, pelo geral os sudras (classe trabalhadora) e as demais não se lhes permite a participação direta nas funções superiores religiosas. Somente se lhes permite uma participação indireta, e eles tão pouco podem obter o cordão sagrado. Entretanto, uma criança brahmana pode ser encontrado tocando os pés de sua mãe!

A mãe não tocará a deidade de Narayana, mas seu filho, que está adorando a Narayana também está em contato com os pés dela e recolherá o pó deles. Está é a tal posição do sistema varnasrama. As mulheres são geralmente consideradas não aptas ou por debaixo do nível de participação no serviço direto ao Senhor, mas no conceito Vaishnava não há tal nível de exigência ao respeito.

Em minha juventude uma espécie de desprezo cresceu em minha mente sobre a seção de dama: “tenho que manter-me longe delas, são intocáveis.” Mas essa ideia foi modificada por minha tia desta maneira: ela notou minha natureza, minha conduta, e uma vez carinhosamente me disse: “Oh, não sabes que as damas representam Laksmidevi? Pertencem a mesma seção, e nelas as qualidades de sacrifício e submissão são claramente visíveis, pelo que devem ser respeitadas. Elas devem ser respeitadas, e o carácter masculino agressivo é para ser visto desfavoravelmente. O conceito do ego feminino é um ideal de um tipo muito nobre na qual o sacrifício, o aspecto devocional, é muito proeminente. As damas não são agressivas, se não que são o sacrifício personificado. Considerando a natureza masculina – que é agressiva. ”

Pouco a pouco essa ideia venho a mim e tenho aprendido a apreciar Sita, Draupadi, e tantas outras, sobre tudo o exemplo supremo mostrado pelas gopis. A normal estabelecida mostra que esqueceu de si mesmo, auto-sacrifício e a entrega pessoal alcançada, sua mais alta concepção, no aspecto dama. O aspecto passivo mantêm a posição mais alta: esse ponto de vista chegou pouco a pouco e provocou um giro em minha mente.

Madhura rasa, associação, é a posição mais alta, e dentro de Srimati Radharani encontramos o maior grau de sacrifício e o afeto. Os homens são os agressores, eles são responsáveis de todas as dificuldades e problemas, e não as damas. Temos a natureza agressiva do homem, é a doença em nós. Pouco a pouco essa percepção se desenvolve desde o interior, e finalmente tenho encontrado que quando a natureza feminina é pura e conectada com o supremo de vatsalya rasa e rasa Madhura, então mantêm a posição mais alta no âmbito superior. E nossa aspiração é comprometer-nos no serviço de Srimati Radharani.

A posição de Sri Radha é a de maior serviço a Krishna e Radha dasyam tem sido considerado por Mahaprabhu como a maior realização. Vasudeva Ghosa disse:

(yadi) gaura na haita, tabe ki haita
kemane dharitam de?
radhara mahima premarasasima
jagate janata ke?

Quem poderia revelar este ato santo, divino, se Sri Gauranga pessoalmente não houvesse aparecido nesta Terra? Quem poderia nos informar?, quem poderia informar-nos de que o mais alto servidor é Radharani? Mas Gauranga venho, e ele demonstrou claramente que o mais alto conceito de serviço é estar comprometido a realizar o serviço mais alto que a potência negativa.

Srila Sridhara Maharaja

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