Saree- Roupa Espiritual

 

A roupa típica indiana é o dhoti e sári, uma faixa comprida de tecido de algodão elaboradamente
amarrada ao corpo. Para as mulheres são 6m e para os homens 4m. Pode ser colorido, branco, laranja.

Na Consciência de Krishna buscamos nos aproximar do modo da bondade para que a prática espiritual seja mais natural e fácil. Por isso, usar roupas devocionais auxiliam no avanço espiritual. Importante esclarecer que roupa espiritual é o dhoti para os homens e o sári ou gopi dress para as mulheres. Os devotos devem sempre ter boa apresentação como falam nossos mestres espirituais – roupas justas, sintéticas, que valorizam o corpo e etc não combinam com um buscador da Verdade.

É compreensível que no quotidiano as pessoas precisem usar outras roupas por conta do trabalho, escola, familiares. No entanto no templo, especialmente nos festivais de domingo ou vaisnava (Janmastami, Radhastami e etc) recomenda-se o uso da roupa espiritual a todos os devotos internos ou externos. Gurudeva Atulananda disse que jamais viu a Deidade sem roupa espiritual desde que foi viver no templo. O ashram é um local de refúgio, para lembrar nossa conexão eterna com Krishna, onde temos a chance de ser melhores do que poderíamos ser. Por tudo isso, é apropriado usar sári e dhoti sempre que estiver no Vrinda, especialmente nos programas religiosos.

Ter roupa espiritual nos faz lembrar de Hari, e nos coloca como faróis favorecendo a que as pessoas perguntem sobre nossa forma de viver, aceitando conselhos e desenvolvendo simpatia pelos devotos. Além disso, também auxilia para nos encaminhar a modalidade da bondade. Também boicota a indústria da moda por ser a vestimenta tradicional dos nativos de várias culturas.

Incentivamos que experimentem se render a Krishna também no momento de se vestir, cobrindo-se com algo que faz sentido, que representa uma tradição, que tem história, que não prejudica aos demais e que, o mais importante, agrada a Krishna!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s